Dúvidas Frequentes – CAIXA – Feirão CAIXA da Casa Própria

Dúvidas Frequentes – CAIXA – Feirão CAIXA da Casa Própria

Feirão CAIXA da Casa Própria – Dúvidas Frequentes – Veja as perguntas que a CAIXA já respondeu e tire suas dúvidas em relação ao Feirão CAIXA da Casa Própria.

Veja abaixo as perguntas que a CAIXA já respondeu e tire suas dúvidas.

  • É verdade que quem já tem imóvel próprio não pode financiar outro?

Depende da linha de crédito que você pretende usar. Se o financiamento for com recursos sociais, você realmente não vai poder financiar outro imóvel. Agora, se você quiser utilizar os financiamentos concedidos com outros, como os da caderneta de poupança, pode tranquilamente.

  • Somente as famílias que têm conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviços) podem usar o saldo para pagar o financiamento?

Sim. Para usar o FGTS para pagar o imóvel ou o financiamento, é necessário possuir saldo no FGTS. Mas para financiar na linha Carta de Crédito FGTS, que é o produto no qual a CAIXA intermedia os recursos do FGTS, não é obrigatório.

Todas as famílias podem ter acesso ao financiamento da Carta de Crédito FGTS, inclusive as que não têm contas deste fundo. O que elas precisam principalmente para conseguir esse tipo de financiamento é:

– Não possuir outro imóvel residencial na cidade onde fica o que ela vai comprar.
– Não ter nenhum outro financiamento no SFH – Sistema Financeiro da Habitação, em qualquer cidade do Brasil.

  • Se a minha renda variar, a prestação vai ser reajustada?
 Não. No caso da CAIXA, as parcelas são reajustadas nos financiamentos pós-fixados pela TR ou índice que venha a substituí-la.
  • Que tipo de imóvel residencial eu posso financiar?

Com as linhas de financiamento da CAIXA, você pode:

– Comprar um imóvel novo, usado, ainda na planta ou já em construção.
– Comprar um terreno ou construir no que já é seu.
– Comprar todo o material de construção.
– Reformar e ampliar sua casa.

  • Quanto que eu posso usar da minha renda familiar para fazer um financiamento?

Depende da linha de financiamento que você vai fazer. Normalmente é permitido usar no máximo 25% ou 30% da renda familiar.

  • Qualquer problema no meu cadastro pode impedir que eu faça um financiamento imobiliário na Caixa?

Quando analisar o seu cadastro, a CAIXA vai ver se você não tem nenhuma restrição. Entre outros, você não pode ter seu “nome sujo” nas seguintes instituições:

– CADIN – Cadastro de Inadimplentes do Banco Central.
– SERASA – Centralização de Serviços Bancários S/A.
– SPC – Serviço de Proteção ao Crédito.

  • Qual é o público que a CAIXA atende?

A CAIXA possui linha de crédito habitacional para todas as famílias, de qualquer parte do Brasil e de qualquer classe social. Acredite, chegou a sua vez de ter uma casa própria.

  • Qual a documentação que eu preciso ter para fazer um financiamento?

A CAIXA precisa dos seguintes documentos:

– Os seus pessoais e de comprovação de renda.
– Os pessoais e de comprovação de renda do vendedor.
– Do imóvel, de acordo com o tipo de financiamento que você vai fazer.
– Da obra e do construtor, no caso de você usar o financiamento para um imóvel ainda em construção, para comprar terreno, para construir e para comprar material de construção.

Você pode ver a lista na área  Documentação aqui do site.

  • O que é uma taxa de administração?

A taxa de administração é usada para pagar o que o agente financeiro gasta para operacionalizar o seu contrato de financiamento. No caso dos financiamentos com recursos do FGTS, o valor da taxa de administração é avaliado periodicamente e autorizado pelo Conselho Curador do FGTS. No caso de outros financiamentos, o valor da taxa de administração é autorizado pelo Banco Central do Brasil.

  • O que é saldo devedor?

Saldo devedor é o valor atualizado da dívida, ou seja, o quanto você está devendo ao banco.

  • O que é prazo de amortização?

Prazo de amortização é o tempo que ficou definido para você pagar todo o financiamento. Por exemplo: num financiamento de 360 meses, temos um prazo de amortização de 30 anos.

  • O que são juros?

Juros são valores que a CAIXA e os outros bancos cobram para emprestar dinheiro a você. Eles são usados para remunerar o ofertante do recurso e, dependendo do sistema de financiamento que você escolher, os juros variam.

  • O que significa amortização?

Amortização é a parcela da prestação usada para reduzir o valor do financiamento que você fez. No caso dos financiamentos habitacionais, do valor pago mensalmente, são pagos os juros, o seguro e a taxa de administração e parte da dívida, que é a parcela de amortização. Tudo isso, de acordo com a lei brasileira e regras básicas da matemática financeira.

  • O que o seguro não cobre no caso de óbito?

O imóvel que você financiou é coberto contra os riscos de incêndio, explosão, desmoronamento total, desmoronamento parcial (destruição ou desabamento de paredes), vigas ou outro elemento estrutural, ameaça de desmoronamento devidamente comprovada, destelhamento causado por fortes ventos ou granizos, inundação causada pelo transbordamento de rios ou canais, e alagamento provocado por chuvas ou quebra de canalizações que não pertencem ao imóvel segurado.

Tirando os riscos de incêndio e explosão, o seguro só cobre se a causa for externa, ou seja, por forças que não vieram de dentro e sim de fora pra dentro. Por exemplo: ventanias, chuvas fortes, granizo, alagamento, entre outras.

  • O que o seguro não cobre no caso de invalidez permanente?

Vale lembrar que o seguro não cobre quando a invalidez for temporária. Se ela for permanente, ele não cobre se a causa, acidente ou início da doença, for antes da data de assinatura do contrato.

  • O que o seguro cobre no caso de morte e invalidez permanente?

O seguro de morte e invalidez permanente permite que você pague sua dívida, ou parte dela (quando o financiamento tiver mais de um participante), nos seguintes casos:

– Morte do segurado – Qualquer que seja a causa, por acidente ou doença. No caso de doença, só vale se ela tiver sido adquirida depois da assinatura.

– Invalidez permanente do segurado – Incapacidade total e definitiva para trabalhar (atividade atual ou qualquer outra). Pode ser causada por acidente ou doença, desde que ocorrido o acidente, ou adquirida a doença que determinou a incapacidade, após a assinatura do contrato.

  • O que eu preciso para ter acesso ao crédito?

É simples. Você precisa apenas ter condições para assumir o financiamento imobiliário que quer fazer. Mas fique tranquilo, a CAIXA vai analisar a sua condição financeira, seu cadastro e vai achar a melhor forma de realizar o seu sonho.

  • Não tenho carteira assinada, posso financiar um imóvel na CAIXA?

Claro que sim. A CAIXA aceita a comprovação de renda formal ou informal. Você deve apenas comprovar que a sua renda está de acordo com o financiamento que vai fazer. A CAIXA, por meio de extratos de cartão de crédito, aluguel, e outros documentos, verifica quanto você pode pagar de financiamento por mês.

  • Existe o risco das prestações crescerem muito mais do que a minha renda familiar?

Não. A CAIXA utiliza o Sistema de Amortização Constante (SAC) ou SACRE, com atualização do saldo devedor pelo mesmo índice de remuneração utilizado pela Caderneta de Poupança, atualmente a TR. Por este sistema as parcelas vão diminuindo com o tempo.

  • O que o seguro não cobre no caso de morte?

No caso de morte derivada de doença, o seguro não cobre se ela for adquirida antes da assinatura e o segurado falecer entre os 12 primeiros meses.

  • A CAIXA constrói o imóvel para mim?

Não, a CAIXA não vende e nem constrói imóveis. Ela apenas oferece linhas de crédito bem facilitadas para que você tenha condições de comprar sua casa própria. Traga seu sonho, a CAIXA ajuda você.

Fonte: http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/Feirao/DuvidasFrequentes

 

Avatar of Classimóveis

Por Classimóveis

O Classimóveis é um site de classificados online específico para as atividades relacionadas ao mercado imobiliário. O objetivo do site de classificados é estabelecer uma ponte de contato entre o anunciante e o interessado no imóvel, bem como oferecer serviços e informações sobre o setor imobiliário. Encontre aqui imóveis em todo o Brasil. Casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais e industriais.